contato@metodocorpo.com.br
  • HOME
  • SOBRE
    • METODO CORPO
  • CONTATO
  • WILSON SAGAE
  • EVENTOS
  • NOTICIAS
  • TEXTOS
  • BLOG

Perceber e superar padrões

17/1/2016

0 Comments

 
Wilson Sagae e a equipe de instrutores começaram as aulas do Método Co.R.Po. durante a Oficina de Música de Curitiba 2016. As aulas foram dirigidas a performers e outros artistas.

Como questões como presentidade e adequação da imagem corporal podem contribuir para o desenvolvimento do trabalho do artista?  
 
Sagae utilizou a flexibilidade, por exemplo, para dar início às ações de percepção do próprio corpo e suas capacidades. Muitas pessoas ficaram impressionadas com a possibilidade de flexibilizar, pois fixaram em suas mentes que tinham o corpo duro, estabeleceram a impossibilidade de alcançar os pés com as mãos. Grande parte do Método Co.R.Po. se refere a vencer esses obstáculos erigidos pela mente.
 
Na sequência foram feitos exercícios de contração e descontração muscular para consciência corporal e aumento de força e estabilidade. Em outro momento, os participantes foram vendados e fizeram, sem enxergar, atividades relacionadas a sensação magnética e processos de condução e ser conduzido eliminando obstruções ao movimento sentido.

 
A partir desses primeiros passos foi possível começar a compreensão de que a consciência corporal e um uso de si mesmo coerente e eficiente permite aos participantes perceber e superar padrões de comportamento corporais e mentais. Avançando sobre estados de consciência pode-se interromper processos automatizados, em busca não apenas da liberdade de percepção, mas do controle e eventualmente da aceitação de si enquanto unicidade.
 

Aqueles que se dispuserem a relacionar as aulas em grupo (atividades coletivas) às suas pesquisas individuais, poderão ter um melhor aproveitamento das informações dentro de seus processos.
Fotos: Lauro Borges, 2016
0 Comments

Fechar os olhos para ver 

14/1/2016

0 Comments

 
Na imagem abaixo os instrutores do Método Co.R.Po. estão de olhos vendados, caminhando por algumas ruas de Curitiba, como parte do treinamento para o curso do Método Co.R.Po. direcionado a performers e outros artistas.
Picture
Fechar os olhos é parte dos gestos corporais cotidianos. Fazemos isso a cada piscada, ou por mais tempo quando estamos cochilando ou dormindo. Enxergar é uma coisa que só damos mais importância quando a visão falha.
 
Parte do Método Co.R.Po trabalha ações de percepção e descondicionamento de padrões, tanto de pensamento como de comportamento, para a  melhora do uso de si mesmo em atividades diversas.  
 
Em uma oficina para artistas, Wilson Sagae pôde extrapolar alguns conceitos do Método direcionando-os a exercícios relacionados com superação de obstáculos. Sagae primeiro vendou os olhos de seus instrutores durante o treinamento, e dias depois foi a vez dos participantes de seu curso durante a Oficina de Música de Curitiba 2016 terem a visão obstruída.
Picture
Além das atividades específicas do Método, referentes à flexibilização do corpo, sensação magnética, equilíbrio e relaxamento, desenvolvimento de força (aproveitamento de energia); durante o intervalo os participantes passaram, de olhos vendados,  por algumas outras situações: descer as escadas da Casa Hoffmann em direção a copa para o lanche da tarde, encontrar o alimento e a bebida, comer, beber, ir ao banheiro, subir novamente as escadas - com todos os detalhes que envolvem tais ações em suas particularidades. 
"Enquanto estavam de olhos vendados, muitas pessoas que pertenciam a grupos sociais diferentes, de idades muito diferentes, conversavam como iguais, através de experiências similares, pareciam pertencer ao mesmo mundo por um breve instante. Outros se sentiam sozinhos por não poder ver, mesmo sabendo que o ambiente estava cheio de pessoas. Em alguns momentos, parecia que eles tinham mais confiança em si mesmos, estando vendados, por terem uma impressão de que não estavam sendo observados. E alguns, é claro, se exaltavam, justamente por saber que eram observados por poucos."
 (Sheila Araujo, instrutora do Método Co.R.Po.) 
Obstruir a visão de uma pessoa que normalmente enxerga é apenas UM dos modos de se trazer a presentidade em uma situação cotidiana. Com o sentido bloqueado, o corpo é obrigado a tentar se readequar à situação apresentada, e a atenção se volta para a ação a ser executada e ao mesmo tempo, a todo o entorno.
 
Através de várias práticas é possível ativar essa sensibilidade e assim passar a notar, mesmo de olhos abertos, outras sutilezas que passam despercebidas e encontrar novos caminhos de se relacionar com a vida.
0 Comments

Workshop de Co.R.Po. durante a Oficina de Música 2016

11/1/2016

0 Comments

 
Começaram as aulas do Método Co.R.Po. na Oficina de Música 2016.
 
No primeiro dia o sensei Wilson Sagae trabalhou exercícios para a melhora da capacidade de compreensão do espaço interno e externo do corpo, como por exemplo:
 
Flexibilidade + Informações sobre Partes do Corpo + Adequação da Imagem Corporal: reconhecimento de si mesmo 
Como o corpo se comporta - ossos, tendões, músculos, vísceras; usando a flexibilidade como referência. Toma-se consciência das partes corpo, aprende-se a usar essas partes e verifica-se um aumento da flexibilidade.
Respiração
Partes componentes da relação mecânica do uso da respiração: diafragma, músculos, ossos. Além da oxigenação, a respiração ajuda a dar mais estabilidade estrutural e uma melhor compreensão da relação postural.
 
Acompanhe todo o processo aqui pelo nosso blog e também pelo Facebook. 
0 Comments

Treinamento dos Instrutores - Oficina de Música 2016

7/1/2016

0 Comments

 
No mês de Janeiro o sensei Wilson Sagae participa da Oficina de Música 2016 com o curso Método Co.R.Po. para Performers e Outros Artistas.
 
Os instrutores - alguns também professores do Método Co.R.Po. no Dojô Shukikan e outros estabelecimentos, passaram por treinamento específico para melhor atender os inscritos.
 
Para o treinamento, durante um período de algo entre 3 ou 4 horas, os instrutores permanceram com os olhos vendados e tiveram que enfrentar algumas situações de crise: atravessar uma rua movimentada, andar por calçadas, almoçar em um restaurante e o caminho de volta para o dojo. Lugares que apesar de conhecerem, ficaram completamente diferentes por acessarem com outros sentidos. Toda a comoção emocional causada por essa obstrução da visão, eles tiveram de lidar com o que já conheciam do método.
 
Eles tiveram uma experiência do reconhecimento do grupo e da confiaça de que poderiam dar suporte um ao outro. Porque em uma oficina em que se criam situações de riscos, mesmo que pequenos e calculados, no momento em que os participantes reconhecem no grupo de instrutores uma unidade consistente, a confiabilidade cresce. E isso pode ser utilizado de uma maneira eficiente, inclusive para exigir ações mais radicais do grupo que está sendo trabalhado. 
Picture
Picture
Picture
Fotos: Lauro Borges, 2016
0 Comments

Oficina de Musica 2016 - Curitiba - PR

5/1/2016

0 Comments

 
Picture

 
Mais uma vez Wilson Sagae estará presente na Oficina de Música de Curitiba, desta vez com oficinas do Método Co.R.Po. - Consciência Respiratória Postural voltadas a performers e outros artistas.
 
http://www.oficinademusica.org.br/curso/corpo-consciencia-respiratoria-e-postural-para-performers-e-outros-artistas/310/  

As 60 vagas ofertadas foram todas preenchidas antes mesmo do fim do ano de 2015. Mas ainda há vagas para as Aulas para professores e arte-educadores. São 4 turmas com 20 vagas cada.
 
Para saber mais ou para se inscrever, escreva para o e-mail:  projetocorpo2016@gmail.com   
 
Aulas para professores e arte-educadores
 https://www.facebook.com/events/490340884509620 
 04 NOVAS TURMAS GRATUITAS
(20 vagas cada turma)

Inscrições abertas:

Dia 16/01 - 09h - 12h
Dia 23/01 - 09h - 12h
Dia 30/01 - 09h - 12h
Dia 30/01 - 14h - 17h

Local: Dojo Shukikan
Endereço: Rua Nilo Peçanha, 2511. Sala 09. 1º andar. Curitiba - PR
Inscrições e informações pelo e-mail:
projetocorpo2016@gmail.com 
 

0 Comments

    RSS Feed

    Categorias

    All
    Dança
    Energia
    Harmonia
    Japão
    Ki
    Kokyuho
    Kozo Nishino
    Oficina De Música 2016
    Performance
    Respiração
    Sokushin
    Taiki
    Zen

    Arquivos

    February 2016
    January 2016
    April 2013
    December 2012
    September 2012
    August 2012
    June 2012
    March 2012
    December 2011
    September 2011
    June 2011
    May 2011
    December 2010
    September 2010
    March 2010

Powered by Create your own unique website with customizable templates.